fgdfgfdg
Uma empresa cria um ambiente de Oceano Azul quando inventa novos mercados, ou reinventa os existentes, combinando ideias existentes em outros mercados e em outros contextos das relações humanas. Esse caminho se inicia com a formação de uma nova curva de valor, capaz de associar a empresa a atributos de valor totalmente novos, mas que, ainda assim, serão reconhecidos e apreciados pelos clientes.
Convém lembrar que "valor" é aquilo que é útil ao cliente e que o move a adquirir um produto ou um serviço. A partir desta definição de "valor", podemos falar em:
a) atributo de valor: é uma característica da marca, do produto, do serviço ou do relacionamento, reconhecida pelo cliente como sendo uma característica destacada, diferenciada ou única, uma verdadeira vantagem que merece a sua atenção e que lhe gerará benefícios;
b) curva de valor: é uma lista de atributos de valor praticados por um mercado, comparando o nível de exigência que o cliente tem com o nível que a nossa Organização e os nossos concorrentes oferecem; e
c) inovação de valor: é a inovação que é útil à estratégia e é reconhecida pelo cliente como tendo valor.
O segredo para se iniciar a criação de um Oceano Azul é reduzir ou eliminar alguns atributos de valor e criar ou elevar outros. Com isso, criaremos uma curva de valor totalmente nova, que fará de nós uma empresa reconhecida como diferente. Ao pensar nos novos atributos de valor e ao criar uma nova curva de valor, a Organização deverá ter em mente o valor que suas inovações terão para seus clientes. A combinação desses elementos é o ponto de partida da criação de um Oceano Azul de mercado.
* * *
Neste artigo, diferenciamos o que é Oceano Azul em um mercado. Vimos também a diferença entre Oceano Azul e Oceano Vermelho. Entendemos o que é atributo de valor, curva de valor e inovação de valor. Começamos a refletir sobre formas de criar um Oceano Azul de mercado e tornar a concorrência irrelevante.