ffgytr

7303 palavras 30 páginas
Guia para a redação de relatórios
Pedro Fonseca pf@ua.pt Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática
Universidade de Aveiro

Introdução
A escrita de Relatórios faz parte integrante da atividade de qualquer profissional na área técnica e científica, seja ele Engenheiro ou Investigador, quer na sua formação, quer no exercício da profissão.
O presente texto apresenta algumas "deixas" para ajudar na redação de relatórios técnicos ou científicos. As ideias e os conceitos sugeridos aqui não são dirigidos a nenhuma situação em particular. Pretende-se, sobretudo, apresentar algumas das questões mais importantes em torno da escrita de relatórios técnicocientíficos e dar algumas linhas mestras para orientar a escrita de um texto científico.
Juntamente com este texto, é divulgado um Modelo de Relatório (em formato odt e pdf), organizado segundo a estrutura proposta.

O que é um relatório
O relatório é o documento através do qual um técnico, engenheiro ou cientista faz o relato da forma como realizou um determinado trabalho. O objetivo é comunicar (transmitir) ao leitor e registar para memória futura a experiência acumulada pelo autor na realização do trabalho e os resultados que obteve.
Os resultados apresentados num relatório, como em qualquer outro texto científico, devem ser verificáveis.
Esse é um aspeto importantíssimo e frequentemente esquecido. O que é dito num relatório não é verdade por causa de quem o escreve (por muito importante que seja o autor). É verdade (cientificamente) porque foi determinado segundo um método conhecido e descreve um trabalho que (para poder ser considerado verdadeiro) está sujeito ao escrutínio dos pares. Em ciência não há verdades absolutas. A verdade (ou a melhor aproximação que conseguimos dela) é conseguida através do consenso de todas as pessoas que queiram participar numa discussão.
Por isso, um relatório deve permitir a quem o lê reproduzir o trabalho realizado, tal qual ele foi feito pelo

Relacionados