Feudalismo
Na sociedade feudal os principais estamentos, ou estados eram a nobreza, o cleros e o servos.
Os nobres eram constituídos pelos proprietários de terras, que se dedicavam as atividades militares. O clero era constituído pelos membros da igreja católica, temos que destacar aqui o alto clero, que são os bispos, abades e cardeais. Os servos representavam a maioria da população camponesa, esta classe era responsável por todo o trabalho de subsistência material, como a produção de alimentos, roupas criação de animais, e etc.
Além desses três núcleos sociais, existia uma minoria de escravos e uma pequena população urbana, formada por artesãos e comerciantes que se dedicavam ao comércio.
A partir do século XV a terra deixou de ser a principal fonte de riqueza, por causa da expansão marítima o comércio ficou cada vez mais forte, até transformar-se na principal atividade econômica. Daí surge então por causa deste período o Mercantilismo.
Alguns pontos importantes do mercantilismo:
Ideologia do Mercantilismo: Metalismo a riqueza do Estado dependia do acumulo de metais nobres, tais como ouro e prata.
Balança de Comércio Favorável: O Mercado para se conseguir metais nobres esforçava-se na exportação, pois era necessário que os lucros da exportação fossem maiores que os gastos da importação.
Protecionismo: O Estado adota esse sistema de intervenção na economia, para que assim a balança ficasse favorável, incentivando a produção de artigos competitivos, eles poderiam concorrer com vantagem na produção do mercado externo.
O Desenvolvimento das Manufaturas
O Mercantilismo gerou uma grande procura de mercadorias, estimulando a produção domestica têxtil e a criação de oficinas de manufaturas. Estes sitemas foram desenvolvidos, devido a ação dos