Feudalismo
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:
Analisar o contexto histórico e social no período de surgimento da Sociologia.
Compreender a Sociologia enquanto ciência e visão de mundo.
Reconhecer as perspectivas das principais teorias do primeiro momento da Sociologia.
Ao responder a esta atividade, considere os seguintes pontos:
1) Desenvolva a resposta em no mínimo 5 linhas. Aponte exemplos da vida social ou acadêmica para enriquecer seu texto.
2) Não copie de sites da internet ou do Guia de Estudos, você pode ler estas fontes e interpretar, extraindo a resposta com suas palavras e opinião crítica.
3) Não copie de colegas. A cópia direta (de sites, do Guia de Estudos ou de colegas) resultará em nota zero na atividade para todos os envolvidos.
1. Caro aluno, nesta questão descreva o processo de transição do feudalismo para o capitalismo, apontando pelo menos 5 das principais características da sociedade que se forma e que a Sociologia pretende estudar.
R: Nesse sistema a economia era fechada, com produção para o consumo, e a sociedade estamental, imóvel, polarizada entre senhores e servos. O poder político descentralizado e a cultura religiosa são decorrências da própria estrutura de produção. O imobilismo feudal levou-o a destruição a partir das fugas dos servos e do nascimento de uma estrutura dinâmica, comercial, pré-capitalista.
Houve o surgimento da indústria, tomando o lugar da produção, até então, rural. Passa-se a produzir mais por menos e, consequentemente, gerando mais lucro.
Os comerciantes, livres das altas taxas de impostos das classes dos nobres e do clero, ascendem no poder.
Surge a classe do proletariado, que trabalhe e vende a força de trabalho para o empresário. Deixando a vassalagem para se sustentar com o salário dado pelo patrão.
O homem passa a não temer mais a natureza e a dominá-la com o intuito de obter mais e mais lucro,