Feudalismo
Eduarda
Isadora
Caçador/SC
Junho/2013
SOCIEDADES FEUDAIS
Sociedade feudal, no modo simples, significa “grupo de pessoas que são coordenadas por alguém”.
Feudal significa domínio.
Senhores feudais são os que organizam e defendem o grupo.
Clero são as pessoas da igreja, estas são as que dominam a vila.
Os camponeses e os servos são os trabalhadores.
Percebe-se então que a divisão social sempre existiu e que este modo de organização dos grupos que formam a sociedade esta aí faz muito tempo.
Esse tipo de sociedade pode ser explicada com o auxilio de uma pirâmide. No topo esta o clero, essas pessoas participam da igreja, abençoam a vila e cuidam da casa paroquial. No meio estão os senhores feudais, estes defendem o grupo e cuidam dos interesses econômicos do clero e da nobreza. Logo abaixo vem os trabalhadores que eram tratados como servos, no qual não eram escravos, mas também não viviam em plena liberdade.
Cada camponês tinha direito a uma faixa de terra, porém era dever dele trabalhar nas terras do senhor, bem como na construção e manutenção de estradas e pontes da vila.
As Respigadeiras - Jean François Millet
A obra foi criada em
1857.
O tema da obra é um tema típico do século XIX, nesta época os artistas queriam denunciar a exploração do homem e destruir a escravidão. A obra representa o campo.
Respingar é coletar o que sobrou da colheita, ou seja, é uma atividade extremamente penosa.
O problema social apresentado na obra, é a desigualdade, o sofrimento enfrentado por estas pessoas.
Não esta associada a nenhuma atividade econômica pois, o que sobra da colheita, que eles conseguem coletar é para a alimentação. O sofrimento enfrentado por estas pessoas, pois é completamente desumano a atividade exercida por elas. Fica claro na postura das personagens que elas sofrem muito, pois estão curvadas, servis, sem poder olhar para o
horizonte,