Feudalismo e capitalismo
Sabe-se que a passagem do Feudalismo para o Capitalismo foi marcada por diversos fatores que ocorreu na época da expansão mercantil europeia no século XV e XVI. No sistema feudal toda produção era destinada para o próprio consumo não havia comercio, esse tipo de relação era através da troca de produtos. Nesse período o sistema predominado era o colonato na qual senhores feudais que faziam parte da burguesia forneciam suas terras aos trabalhadores chamados de servos e eram obrigados a entregar parte das suas produções aos proprietários (Senhores feudais),essa relação de trabalho do sistema feudal gerou uma dependência social entre os senhores feudais e os servos ou seja era um regime de servidão que predominou na Europa Feudal, pois não existia trabalho assalariado durante a passagem da idade média para a idade moderna.
O Feudalismo sofria uma forte crise e neste momento um novo sistema começava a ganhar força era o Capitalismo que só conseguiu se consolidar completamente após a revolução industrial. Porém na fase pré-capitalista já era possível notar a presença de algumas características como por exemplo; a busca pelo aumento da produção para o mercado, por novos lucros, trocas monetárias e operações financeiras características que eram totalmente opostas ao Feudalismo outra característica de suma importância do capitalismo foi o desenvolvimento da urbanização que é consequência das atividades mercantis.
Não houve Feudalismo no Brasil o modelo de organização social predominante na Europa, mais expressivamente na França e Inglaterra durante a idade média, período que pode ser datado aproximadamente entre o final séc. V e começo do séc. XVI em decorrência da crise do Império Romano e constantes invasões bárbaras, caracterizando-se por descentralização do poder, que passou do império aos senhores feudais; agricultura de subsistência; ausência de moeda, uma vez que as