Feudal
Neste trabalho podemos observar como era a democracia, e como ela era seguida, em Atenas. Falarei também da época Feudal e suas características. E dos conflitos europeus, e a participação dos Estados Unidos na guerra.
Questões
1 – A democracia foi estabelecida plenamente na Grécia clássica (século V a.C.) , na cidade de Atenas, depois de uma longa evolução política com muitos conflitos sociais e reformas. Rediga um texto (com suas palavras) definindo essa forma histórica de democracia, comparando – a com as democracias ocidentais modernas como, por exemplo, o Brasil ou os Estados Unidos. Para isso, siga o roteiro abaixo: a) Indique o significado etimológico da palavra na Grécia antiga. E o sentido que damos a ela hoje. b) Mostre quais eram os critérios, condições para que alguém pudesse ser cidadão em Atenas. Quais seus direitos e deveres. Quais suas funções, que compare com um cidadão de uma democracia contemporânea.
Essa palavra vem da Grécia antiga Demos (povo) kratia (poder) significando “poder do povo”, ou seja, governo feito pelo povo.
A democracia hoje em dia é interpretada como um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas esta com os cidadãos, diretamente ou indiretamente, por meio de representantes de forma eleitoral.
Aristóteles publicou em seu livro a “política” as características da cidadania!
“Não é a residência que constitui o cidadão: os estrangeiros e os escravos não são ‘cidadãos’, mas sim ‘habitantes’. (...) Não participam, então, a não ser de um modo imperfeito, dos direitos da Cidade.”
Como Aristóteles declarou em seu livro, para ser cidadão em Atenas tinha que ser filho de ateniense, e os outros eram apenas habitantes, as mulheres mesmo sendo ateniense eram consideradas apenas protegidas pelos mecanismos legais e não tinha direito de tomar decisões nas assembleias. Contudo todos os cidadãos eram iguais perante a lei, tinha direito de votar e expressar suas opinião e defender