festa junina
Compreender a história da festa junina, bem como reconhecer seu valor quanto elemento constitutivo do patrimônio cultural brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Duração: 03 à 04.06.13
Áreas de conhecimento: E.S.N; Língua Portuguesa;
Conteúdo: Diversidade cultural; Interpretação textual;
Metodologia
Iniciar a aula apresentando aos alunos o Projeto Festa Junina: Um retrato da diversidade cultural amazônica, a ser desenvolvido nesse mês de Junho. Através de um texto que será copiado no quadro, destacar os aspectos sociais e religiosos dessa festividade.
Atividade proposta:
Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de Junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio à dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
(Retirado da internet – autor desconhecido)
Questões para interpretação:
1) Segundo o texto, quais são as duas