Festa Junina Sô Caio
Objetivos: Inserir o respeito as leis.
Para que os jovens entendam as leis, é necessário que eles conheçam, e nada melhor para isso do que participar na criação delas.
O Chefe entrega cartolina, lápis de cor, tesoura e pede para que cada dupla de participantes crie um ser humano, desenhando, pintando e recortando a figura, todos devem fazer o ser da mesma altura.
Quando todos tiverem os seus seres humanos prontos, o Chefe pedirá que os participantes criem as regras de conduta do ser humano, por exemplo: quanto a cortesia, a lealdade, quanto a família como é o relacionamento, a amizade, o respeito aos outros, etc.
BRINCANDO DE FUTURO
Objetivos: Demonstra que projeta para a vida suas possibilidades e limitações atuais.
Cada participante fará duas listas: uma de suas potencialidades e outra de suas limitações.
As duas listas devem ser comparadas de forma que se associe uma potencialidade a uma limitação, ou seja, tentase identificar determinadas limitações cujos efeitos podem ser anulados ou minimizados pelos efeitos de determinada potencialidade. Ao findar o trabalho cada um ficará com algumas limitações e algumas potencialidades, uma vez que muitas deverão ter sido anuladas.
Cada participante deverá escolher a limitação que lhe é mais marcante, bem como a potencialidade.
Em seguida o dirigente da atividade faz um sorteio entre todos para determinar para cada participante se ele trabalhará com sua potencialidade ou com sua limitação, procurando equilibrar a situação entre os elementos de uma mesma equipe.
A equipe deverá escrever uma história transcorrida com personagens adultos possuindo cada um a característica que cabe a cada um (potencialidade ou limitação), cujo o tema enfoque uma situação na qual potencialidades e limitações combinaram-se para obter um resultado empreendedor e positivo.
A história deverá ser representada pela equipe.
Caso o Chefe dirigente desejar ou achar interessante,
poderá