LENDAS AMAZÔNICAS
ARTES
Manaus/AM
2013
ANDRÉ LUIZ DA SILVA AMARAL Nº 05
CAIO CÉZAR Nº 07
DANLEI DE SOUZA Nº 09
LUCAS DE LEMOS Nº 20
MAX DE SOUSA Nº 24
PEDRO HENRIQUE Nº 26
THIAGO SOARES DE SOUZA Nº 28
FOLCLORE BRASILEIRO
Trabalho apresentado à Instituição de Ensino E. E. Prof. Antenor Sarmento na disciplina de Artes, ministrada pela professora Inês, para obtenção de nota final do 3º Bimestre.
Manaus
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Todos os povos possuem tradições, crendices e superstições, que transmitem através de lendas, contos, narrativas, provérbios, canções e culinária. Esses veículos de expressão popular passam de uma geração a outra, e ficam pertencendo a determinado povo, de tal modo que desconhecemos seus autores. Além disso, os povos possuem usos e costumes peculiares, fabricam produtos manuais e executam artesanatos que os distinguem em particular.
O trabalho que se desenvolverá a seguir tem como objetivo retratar alguns fatos do folclore e cultura amazônica e brasileira, mostrando as influências por ele recebidas, suas lendas e danças, que são característica própria de nossa região.
Esperamos através deste enriquecer o nosso conhecimento em torno do folclore amazônico e brasileiro, mostrando ao mesmo, o quanto nossas crendices e características populares são ricas e valiosas.
1. LENDAS AMAZÔNICAS
A nossa região Amazônica sempre foi povoada por mitos e seres mágicos. As lendas amazônicas sempre foram contadas em rodas de conversa ou a beira de um rio. Esse blog tem como objetivo aproximar você desse mundo mágico e misterioso. Preparem-se para entrar em mundo encantado e misterioso e para conhecer mais sobre as principais lendas da região Norte: da Cobra Grande, da Vitória Régia, do Uirapuru, do Boto e da