Ferus
Onde tudo começou
Vindo do mundo ocidental, história do boxe é escrita desde que o primeiro homem na terra, fechou os punhos, e num ato de defesa ou extrema raiva, acertou alguém com um soco. Muitos acham que o boxe é uma arte marcial, porém, se engana. O boxe é um esporte de combate.
A luta nasceu na Ásia, próximo ao Mar Mediterrâneo, tendo sido adaptada pelos gregos provavelmente na época micênica. Tinha como Deus padroeiro, Hermes.
Na luta grega eram necessário provocar por três vezes a queda do adversário para se consagrar vencedor. Considerava-se que tinha ocorrido uma queda quando as costas, ombros ou peito do adversário tinham tocado o chão. Antes de iniciarem a luta os concorrentes untavam o corpo com azeite e deitavam um pouco de terra para evitar que a pele se tornasse escorregadia. A prova não possuía um tempo limite. Era permitido partir os dedos do adversário, mas não era permitido realizar ataques na região genital ou recorrer a mordeduras.
A prática do pugilato na Grécia Antiga surgiu por volta de 668 antes de Cristo. Podia apenas atacar com os punhos e os concorrentes envolviam os dedos com tiras de couro. Não existiam assaltos nem categorias baseadas no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.
O pancrácio (foto abertura) era uma combinação da luta e do pugilato, sendo o seu resultado uma prova extremamente violenta, cujos concorrentes poderiam mesmo vir a morrer. Tudo era permitido, com exceção de enfiar dedos nos olhos, atacar a região genital ou morder. A vitória ocorria quando um dos atletas já não conseguia continuar a luta, levantando um dedo para que o juiz percebesse, assim, encerrando o combate.
Para cada um destes desportos, as provas eram realizadas por homens adultos e jovens.
Boxe Inglês: Regras de Broughton
As primeiras regras organizadas surgiram em