Fertirrigaçao na cultura da cana de açúcar
RESUMO
Na década de 50 e 60 o setor açucareiro apresentou grande avanço, estimulando praticas culturais que facilitassem o manejo e reduzisse a mão de obra. A utilização da vinhaça através da fertirrigação, foi uma das práticas mais importantes, pois seu uso de forma racional possibilita a fertirrigação dos solos agricultáveis, dando assim uma destinação correta a este produto que antes era descartado em águas superficiais (rios, lagos, nascentes, várzeas) causando a poluição destas e também do lençol freático através da percolação.
A partir da destinação correta do resíduo, começaram a ser feitos estudos, e assim tornou-se possível a enumeração dos benefícios trazidos até a cultura da cana-deaçúcar. O objetivo desta monografia é fazer um levantamento da aplicação dos resíduos líquidos da produção sucroalcooleira (vinhaça), na cultura da cana-de-açúcar.
. Tendo como base a dosagem, padronizada, pode-se então gerar um calendário mensal de aplicação da vinhaça nos canaviais evitando excessos e reduzindo custos com adubação e irrigação nas áreas. Adotor-se um padrão de dosagem, volume, ciclo de aplicação, manutenção agrícola e monitoramento continuo, que contemplará as variações climáticas e geológicas que a cultura abrange na região.
Concluiu-se que o uso agrícola da vinhaça e os seus benefícios oriundos do solo são indiscutíveis, tanto do ponto de vista agronômico e econômico, quanto social. O benefício imediato decorrentes do uso racional desse resíduo nas lavouras canavieiras se dá pelo aumento da produtividade, que ocorre com mais intensidade em solos mais pobres e em regiões mais secas.
Palavras-chave: aproveitamento de resíduos, cana-de-açúcar, irrigação, vinhaça.
FERTIRRIGATION FROM SUGAR CANE TO USE vinasse
ABSTRACT
In the 50's and 60's sugar sector showed great improvement, stimulating cultural practices that facilitate management and reduce the workforce. The use