LED - Princípios e Explicacão
Carlos Alberto Morioka
Jenny Paola Gonzalez Perez
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Av. Prof. Luciano Gualberto , trav. 3, n 158, Cidade Universitária, São Paulo
Abstract: Abstract: This article describes the technology about light emitter’s diode (L.E.D.) to use in architectonical illumination. Studying the state-of-the-art shows its limitations to a massive replacement of technologies of present illumination, arguing its benefits. The concerns with the lack of norms, standardizations and methodologies are presented so that the presented technology can have trustworthy parameters of comparison.
Keywords: LED, lamps, ilumination, label reference guide.
Resumo: Este artigo descreve a tecnologia dos diodos emissores de luz ou L.E.D. para utilização em iluminação arquitetônica. Verificando o estado da arte, apresentam-se as suas limitações para a efetiva substituição das tecnologias de iluminação atuais, discutindo-se os seus reais benefícios. Apresentam-se as preocupações com a falta de normas, padronizações e metodologias para que a tecnologia apresentada possa ter parâmetros de comparação confiáveis.
Palavras Chaves: LED, lâmpadas, iluminação, etiquetagem.
1 Introdução
Todos os grandes fábricantes de lâmpadas e projetos de iluminação no mundo já deram um passo para o que parece ser revolução na iluminação
A revolução está baseada em um dispositivo semicondutor de nome LED – light-emitting diode ou diodo emissor de luz. Apesar de parecer recente, a sua invenção data de 1957 pela RCA[1], porém o efeito de emissão de luz através de um semicondutor já era conhecido desde 1928 através dos trabalhos de um russo de nome Oleg Vladimirovich Losev[2].
A obtenção de luz branca através de LEDs para iluminação é recente, 1993 pela empresa NICHIA.
Aparentemente a idéia de se produzir luz com baixo consumo de energia e grande eficiência vai de encontro as