Ferro
O Brasil destaca-se no mercado mundial de minério de ferro, como um dos grandes produtores e com a liderança das exportações mundiais. A CVRD (Cia. Vale do Rio Doce) apresenta posição de grande relevância no contexto internacional como a maior empresa exportadora e também como a maior produtora mundial. Destacam-se também, as empresas MBR (Minerações Brasileiras Reunidas), Samitri (Mineração da Trindade), Samarco Mineração e Ferteco Mineração, com volumes substanciais de produção e exportação.
A produção brasileira de minério de ferro atingiu 193,0 milhões de t em 1999, sendo 156,1 milhões de toneladas de finos e granulados e 36,9 milhões de toneladas de pelotas. A CVRD possuía em 1999 market share de 51,7% no volume global brasileiro, com destaque na produção de pelotas, onde foi responsável por 61% do total.
Como conseqüência das crises econômicas vivenciadas, principalmente na Ásia, grande consumidora de minério de ferro brasileiro, ocorreu quedas nas exportações, com ênfase em 1998 e primeiro semestre de 1999, afetando principalmente as exportações de pelotas e provocando a paralisação temporária de algumas unidades. O mercado iniciou recuperação a partir do segundo semestre de 1999 e, por força da recuperação da produção mundial de aço, prevê-se continuidade desta tendência.
O mercado interno de minério de ferro mantém-se estabilizado na faixa entre 36 e 37 milhões de t/a, representando cerca de 20% da oferta nacional, mas com tendência de crescimento para os próximos anos, em atendimento à evolução da produção siderúrgica nacional.
1 – Minério de Ferro no Brasil: Reestruturação com Crescimento O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de