Comportamento organizacional
Passo 2
Comportamento organizacional – é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, bem como o efeito que o ambiente exerce sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos com proposito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. As organizações buscam sua eficiência, eficácia, efetividade e os efeitos dos trabalhadores sobre a organização, e os seus recursos humanos e objetivos.
Passo 3 Para John A. Wagner lll e John R. Hollenbeck, no livro Criando Vantagem Competitiva, editora Saraiva.
“Comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”.
Em uma definição mais abrangente onde se evidência os três principais atores do comportamento organizacional, os autores Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge e Filipe Sobral, no livro Teoria e Prática no Contexto Brasileiro, editora Pearson:
“Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”.
Passo 4 – TEORIA DOS SISTEMAS GERAIS
Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. A teoria dos sistemas gerais (1950) permite análise e síntese da organização em um ambiente complexo e dinâmico.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS:
SISTEMA ABERTO (Orgânicos) SISTEMA FECHADO (Mecânicos)
Troca matéria e energia com o ambiente. Não troca energia nem matéria com o ambiente.
Definido pela forma. Definido pelo conteúdo.
Seres vivos, sociedades, empresas. Objetos físicos.
Conserva ordem, informação, memória. Conserva matéria, energia.
Resistência ativa