ferro fundido
Capa e slide 2
Apresentação do trabalho:
Ler o titulo do artigo e falar que o artigo foi apresentado no IX encontro de iniciação cientifica do LFS (Laboratório de fenômenos de superfícies da USP )
Introdução
Slide 3
Ferro Fundido Branco
Ler o slide e resumir o texto abaixo:
Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Nesse caso o ferro encontrasse combinado com o carbono dando uma elevada dureza ao material e resistência a abrasão (desgaste).
O ferro fundido Branco praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundido em forma final ou pelo menos muito próximo as dela, pode ser feito isso à colocando em formas para que no acabamento final, durante o processo de usinagem por abrasão não seja preciso muita remoção de material.
Nos ferros fundidos brancos é usual fazer tratamentos térmicos para reduzir as tensões decorrentes das diferentes velocidades de solidificação através das seções da peça. A uniformização da estrutura é fundamental quando essas peças são sujeitas a esforços mecânicos de choque.
Aplicações: Por possuir uma elevada resistência a abrasão é muito utilizado na fabricação de peças que precise ter esse tipo de características, como por exemplos: na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras, rodas de trem e outros componentes similares.
Slide 4
Na parte de Tratamento térmico: ler e depois explicar o texto abaixo.
As fases presentes na matriz bruta de têmpera da liga definem a necessidade de revenimento duplo ou simples. Duplo revenimento é necessário quando o teor de elementos de liga dissolvidos na matriz promove o abaixamento da linha “MF” para temperaturas menores do que a temperatura ambiente, e a conseqüente presença de austenita retida após a têmpera. Durante o primeiro revenimento, a martensita bruta de têmpera é revenida e a fração de austenita retida se transforma em martensita. No segundo revenimento, se dá o revenimento da martensita