Ferramentas De Gest O Aplicadas Pequenas Empresas 1
ETEC PROF. IDIO ZUCCHI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALEX HENRIQUE
EDUARDA DAL BEM
GABRIELA TASSANI
GUSTAVO BICUDO
LAISLA RAPANELLO
MAYRA FERREIRA
TAMIRIS HERCULANO
FERRAMENTAS DE GESTÃO APLICADAS ÀS PEQUENAS EMPRESAS
BEBEDOURO, 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRINCIPAIS PROBLEMAS EM PEQUENAS EMPRESAS 4
3 ANÁLISE FOFA 5
3.1 FORÇAS 5
3.2 FRAQUEZAS 5
3.3 OPORTUNIDADES 5
3.4 AMEAÇAS 5
4 MISSÃO, VISÃO E VALORES 6
4.1 MISSÃO 6
4.2 VISÃO 6
4.3 VALORES 6
6 DEFINIÇÃO DE METAS 7
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia, as pessoas pensam que o caminho para abrir o próprio negócio é simplesmente ter uma ideia, que a princípio parece geniosa, e colocá-la em prática sem ao menos seguir um planejamento que irá esclarecer a viabilidade do negócio. A falta de gestão, contudo, põe em risco a sobrevivência da pequena empresa, levando à falência.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade das empresas com mais de dois anos de funcionamento corresponde à 24,6%. Na prática, uma em cada quatro empresas fecha em até dois anos após a criação. Grande parte desse índice pode ser atribuída à má administração.
2 PRINCIPAIS PROBLEMAS EM PEQUENAS EMPRESAS
Um dos principais problemas está relacionado à mistura entre o patrimônio pessoal dos donos e o patrimônio das empresas. No momento em que as vendas começam a desabrocharem e as notas começam a entrar em caixa, o dono, na maioria das vezes, visualiza aquilo como já sendo lucro e na primeira oportunidade usufrui do dinheiro em questões pessoais. Nessa situação fica claro que a falta de um sistema de contabilidade compromete a manutenção e a capacidade de investimento das empresas.
De acordo com o consultor Marcello Lopes, os proprietários precisam saber quanto a empresa rende, para somente então definirem o valor das retiradas. “O empresário não pode simplesmente retirar o valor que quiser porque a renda