Ferramentas De Corte
Introdução
Nem sempre é possível se produzir peças e componentes para máquinas e equipamentos em geral no formato ou com as dimensões que se necessita para uma determinada aplicação. Uma das maneiras de se dar forma a peça é através de ferramentas de corte, que, basicamente retiram material da peça na forma de cavacos até se obter as dimensões e formas necessárias.
Esse processo é chamado de usinagem, e permite obter peças com dimensionamento preciso e superfície extremamente regular, melhorando a precisão e eficiência da mesma.
Muitas vezes o processo de usinagem é utilizado com o propósito de dar acabamento para peça, realizando-se ajustes finais e regularizando a superfície da mesma, removendo assim defeitos superficiais, diminuindo o atrito ou ainda removendo oxidação proveniente do processamento.
Existem ferramentas de corte indicadas para as mais diversas formas de usinagem, dependendo da necessidade específica. É muito importante se utilizar a ferramenta adequada, da forma adequada para se obter um processamento adequado e eficiente, bem como para não comprometer ou danificar a ferramenta.
Outro fator de extrema importância a se levar em consideração é a composição da ferramenta. As características do material com qual a ferramenta é fabricada vão determinar as condições em que essa ferramenta poderá ser operada com máxima eficiência.
Materiais para produção de ferramentas de corte
Figura : Ferramentas de corte metálicas
Nitreto de Boro Cúbico - CBN
Material sintético, obtido através de complexa síntese (produzido através de reação entre halogênios de boro com amoníaco, em seguido sofre transformação de fase hexágona para cúbica a elevadíssimas pressões e temperaturas), porém possui propriedades excepcionais.
Depois do diamante, é o segundo material de maior dureza conhecido, porém é quimicamente mais estável que o diamante, o que permite que o mesmo seja utilizado em situações mais severas que o diamante.
Ferramentas de CBN são