ferovia
A expansão ferroviária atendeu a dois objetivos: propiciar a entrada de capital estrangeiro no país e o crescimento da economia exportadora. As primeiras linhas, nesse sentido, visavam interligar os centros de produção agrícola e de mineração aos portos, através da ligação direta ou vencendo obstáculos à navegação fluvial. Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apenas 10.930 quilômetros da malha férrea existente são efetivamente explorados. Os trilhos estão concentrados principalmente na região Sudeste, havendo um vazio no Nordeste e no Centro-Oeste. E o principal produto transportado é o minério de ferro, representando 3/4 do volume total transportado.
Quais ferrovias estão sendo construídas no Brasil ?
O Brasil conta com 4.849 km de ferrovias em construção,que somam 15 projetos –sete para o transporte de carga e oito para passageiros.Além dos que estão em andamento,o pais conta com mais de 19 projetos no papel- quatro para carga e 15 para passageiros que somam 3.191 km de ferrovias. Entre elas estão Ferrovia norte-sul (em andamento),Ferrovia de integração Oeste-Leste (FIOL-em andamento),Duplicação EF Carajás (em andamento),Segregação Leste-MRS (em andamento),Ferronorte (em andamento),Duplicação ALL Itirapina-Santos (em andamento) entre outras.
Qual a importância do aumento das malhas ferroviárias ?
A economia brasileira andará cada vez mais sobre trilhos, é a condição para melhoria da logística.Um exemplo claro e a expansão da Ferrovia Carajás, em Marabá, no sudeste do estado, deve gerar mais de 1.500 contratações e ampliar a capacidade de transporte de minérios.
Qual impacto isso pode ter no escoamento da produção e em outros modais de transporte?
Haveria uma redução considerável do transporte de produção feitos por outros modais,rodovias como exemplo enquanto um caminhão transporta, no máximo, 35 toneladas, apenas um vagão transporta, em média, 130 toneladas.
No