Fernando pessoa
Fernando pessoa
BIOGRAFIA.
Fernando Pessoa (1888 - 1935) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal.
Aos seis anos de idade, Fernando Pessoa foi para a África do Sul, onde aprendeu perfeitamente o inglês, e das quatro obras que publicou em vida, três são em inglês. Durante sua vida, Fernando Pessoa trabalhou em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa.
Como poeta, era conhecido por suas múltiplas personalidades, os heterónimos, que eram e são até hoje objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.
Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, com 47 anos anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar associado a cirrose hepática, um diagnóstico hoje é dia é contestado por diversos médicos.
Um escritor bastante reconhecido pela pessoas que idolatram a Literatura Portuguesa é Fernando Pessoa. Este é considerado um modernista do século XX e tem como principal característica escrever através de heterônimos, ou seja, é como se Pessoa fosse dividido em diversos poetas diferentes e cada um assina com nomes distintos, sendo que os principais são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Cada um tem suas características peculiares, um é mais otimista, outro mais pessimista e outro mais realista. Além dessas, as obras de Fernando Pessoa também apresenta diversas características temáticas e também estilísticas, como: consciência do absurdo da existência, oposições como pensar e sentir, esperança e desilusão, pensamento e vontade. Que o conduzem a sentimentos de tédio, angústia, solidão, entre outros e para fugir desses sentimentos evoca a infância, a ilusão do sonho, o fingimento e outras