Fernando Pessoa
Introdução
Fernando Pessoa: Biografia Ortónimo/Heterónimo Os Grandes Temas e Dualidades
Conclusão
Introdução
No âmbito da avaliação, à disciplina de Língua Portuguesa, decidi fazer um trabalho, cujo tema é, Fernando Pessoa – Ortónimo.
Neste trabalho irei fazer uma breve biografia de Fernando Pessoa, falar sobre os seus heterónimos, falar sobre os grandes temas e dualidades da poesia pessoana.
Fernando Pessoa
Biografia
Fernando Pessoa, nasceu a 13 de Junho de 1888, em Lisboa. Pessoa teve sua infância “roubada”. Aos cinco anos, seu pai morre vítima de tuberculose, e, no ano seguinte, pelo mesmo, seu irmão. Em 1896, move-se para a África do Sul, devido ao segundo casamento de sua mãe. Lá vive, entre 1895 e 1905.
Frequentou, uma escola comercial e a Durban High School, mais tarde conclui o “Intermediate Examination in Arts”, na Universidade do Cabo, onde conclui os seus estudos.
De regresso a Lisboa (1905), frequentou, em 1906 e 1907, o Curso Superior de Letras. Após, a tentativa falhada de montar uma tipografia e editora, Pessoa, dedica-se, em tempo parcial, à tradução e correspondência estrangeira de várias casas comerciais, utilizando o resto do tempo, dedicado à escrita e ao estudo de filosofia, ciências humanas e políticas, teosofia e literatura moderna.
Em 1920, sua mãe, regressa a Portugal, com os seus irmãos. Pessoa, volta a viver com a família, onde, depois, iniciou uma relação com Ophélia Querioz, testemunhada pelas Cartas de Amor de Pessoa.
Em 1925, morre-lhe a mãe. Fernando Pessoa morreu, a 30 de Novembro de 1935, devido a uma cólica hepática, causada, provavelmente, pelo consumo excessivo de álcool, segundo o Hospital de S. Luís dos Franceses, onde fora internado.
Ortónimo e Heterónimo
Ortónimo
A poesia do ortónimo é, no seu todo, uma reflexão sobre a condição humana, sobre a relação do homem com o mundo que o cerca, com a vida e consigo mesmo. É também uma