Fernando pessoa:o poeta fazedor de poeta
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
LETRAS PORTUGUÊS
SOPHIA LUZ SOUSA
FERNANDO PESSOA: o poeta fazedor de poetas
Trabalho apresentado à disciplina Literatura Universal, para a obtenção da 1ª nota do segundo bimestre.
São Luis 2011
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado trata-se da apresentação da vida e obra de um dos maiores poetas portugueses, Fernando Pessoa. Abordaremos o perfil do poeta, com sua trajetória como escritor, descrevendo os principais heterônimos, fazendo uma análise de um de seus poemas e concluindo porque ele é considerado um autor universal, cânone da literatura.
1 VIDA E OBRA
Em 13 de junho de 1888 nasceu, em Lisboa, Fernando António Nogueira Pessoa, em uma casa em frente ao Teatro de São Carlos, filho de Joaquim Seabra Pessoa e Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa. Em 1889, nasce o seu irmão Jorge, que veio a falecer no mesmo ano que o seu pai, quando Fernando Pessoa tinha cinco anos. Essas perdas aumentaram a sua ligação com a sua mãe, e um dos primeiros poemas foi escrito para ela, aos sete anos. Vivendo sozinho, sem ter outras crianças para brincar, Pessoa inventa um companheiro de conversas, o seu primeiro heterônimo, chamado Chavalier de Pas.
Sua mãe casa-se novamente, em 1895, com João Miguel Rosa, que era cônsul de Portugal em Durban, colônia inglesa na áfrica do Sul, para onde Pessoa mudou-se e terminou os estudos primários e secundários em língua inglesa, o que lhe tornou bilíngüe. Com dezessete anos Fernando Pessoa regressa definitivamente a Lisboa, onde se inscreve no curso superior de Letras, que freqüentou por alguns meses.
Após se estabelecer definitivamente em Lisboa, Pessoa começa a trabalhar em vários escritórios