Fernando Menezes
São muitas as mudanças nas práticas de Gestão de Recursos Humanos - GRH nas últimas décadas (SILVA; CUNHA, 2008; ANDERSON, 2003). Entre as principais mudanças ocorridas está a utilização de novas ferramentas de apoio aos processos de GRH, sobretudo com o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e da Comunicação – TIC (FLORKOWSKI; OLIVAS-LUJÁN, 2006; SILVA; CUNHA, 2008).
O uso da internet como ferramenta para o processo de recrutamento e seleção cresceu expressivamente nas duas últimas décadas, inúmeros são os estudos que se dedicam a aborte este tema (ANDERSON, 2003; CHAPMAN e WEBSTER, 2003; WILLIAMSON et al., 2003; COBER et al., 2004; JATTUSO; SINAR, 2003;). Não é de surpreender, dada a crescente utilização de tecnologia mais avançada pelas organizações utilizadas no recrutamento e seleção de candidatos (ANDERSON, 2003).
O processo de recrutamento tradicional muitas vezes é suportado por aplicações de informática. A diferença principal entre o processo de recrutamento tradicional e o processo online é que o último encontra-se no nível de integração e automatização do processo (MAGALHÃES, 2007). O recrutamento online é um processo que vem sendo adotado por empresas de diversas áreas (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000; MITTER; ORLANDINI, 2005). O nível de automatização e integração do processo do Recrutamento Online permite, por meio de um sistema web, um alcance bastante elevado na procura de candidatos (MAGALHÃES, 2007).
O objetivo do estudo é compreender o funcionamento de softwares utilizados para seleção de pessoas; identificar seus diferencias competitivos; verificar o porquê das empresas optarem pela utilização de sistemas informatizados, e principalmente, identificar quais os benefícios que o software oferece para os seus usuários..
O método tradicional de recrutamento foi revolucionado pelo surgimento da Internet. O Sistema de Informação de RH possui softwares específicos com funções completas e avançadas para gerenciamento das pessoas.