Feridas do colo uterino
Cervicite Crônica
Cervicite é uma inflamação do colo do útero. Geralmente acomete mulheres com idade entre os 18 e 25 anos. A forma mais comum de cervicite é a bacteriana, entretanto, esta complicação pode ser causada por diversos microrganismos diferentes. Em alguns casos a mulher não apresenta quaisquer sintomas de cervicite. Por isto, é extremamente recomendada a realização de exames ginecológicos periódicos para o diagnóstico e o tratamento deste quadro. Caso este problema não receba a devida atenção, sérias complicações médicas podem surgir.
Costuma-se dividir o problema em casos crônicos e agudos. Quando um material é colhido para a leitura e análise é possível se diagnosticar um caso de cervicite crônica. Já a do tipo aguda somente é notada através de exames ginecológicos. Por este motivo, deve-se ficar atenta ao problema, já que, quando não tratado pode levar até mesmo à infertilidade.
Como se adquire?
A cervicite pode ser causada por diversos agentes. A bacteriana pode se desenvolver, por exemplo, devido à proliferação desregulada de alguma bactéria natural da flora vaginal. Também é possível haver contágio através de relações sexuais. Neste caso, as infecções por Clamydia Tracomatis ou Neiserriae Gonorreae são as mais freqüentes e representam grande parte dos casos de cervicite.
A gravidez também é um fator que costuma desencadear problemas como este. Sensibilidade a produtos químicos, incluindo os que estão presentes nos espermicidas e no látex das camisinhas também pode ser agravante. Múltiplos parceiros sexuais e hábitos de higiene indevidos favorecem ao desenvolvimento da inflamação. Algumas vezes, o uso de anteconceptivos orais pode ser também um fator desencadeante.
Quais são os sintomas?
Grande parte das mulheres não apresenta sintomas relacionados à cervicite. Em alguns casos estes se manifestam de forma vaga ou inespecífica. Os sintomas clássicos, quando presentes, são dores intensas na região do baixo