Fenômenos Naturais
Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Vários fenômenos naturais provocam alterações climáticas em diversas escalas de tempo: no transcorrer da história geológica, o planeta passou por vários períodos glaciais; em anos de ocorrência do fenômeno El Niño a dinâmica das massas de ar é alterada, provocando secas em algumas regiões e enchentes em outras; erupções vulcânicas lançam imensas quantidades de partículas sólidas na atmosfera e chagam a interferir no clima em escala planetária.
Entretanto, recentemente foram detectados alguns fenômenos provocados pela ação humana que têm alterado o clima do planeta bem mais rapidamente do que os acontecimentos mencionados anteriormente. Atualmente existem vários impactos causados pela ação humana: a poluição atmosférica provoca aquecimento global, redução da camada de ozônio e ocorrência de chuvas ácidas; a expansão urbana cria “ilhas de calor”, que causam desconforto térmico e agravam a concentração dos poluentes; o desmatamento altera o sistema climático ao provocar aumento da temperatura média e redução da umidade do ar, entre outros impactos.
Poluição é qualquer intervenção humana no ambiente provocando alteração do seu equilíbrio. Seus tipos são: sonora, visual, hídrica e atmosférica (alteração da composição atmosférica).
A poluição atmosférica é provocada por fontes estacionárias, como indústrias e usinas termoelétricas, e móveis, como caminhões, ônibus e automóveis. É um dos grandes problemas de saúde pública, principalmente nas grandes aglomerações urbanas. Na zona rural brasileira, a prática de queimadas em canaviais e os incêndios em florestas e outras formações vegetais são os principais responsáveis pela poluição atmosférica.
Com o lançamento de gases e partículas sólidas na atmosfera, tanto pode ocorrer um desequilíbrio nas proporções de gases que já a compõem (caso da elevação da concentração de dióxido de carbono), quanto a presença de