Fênomenos naturais
CONCEITO
Fenômenos Naturais
Pode-se dizer que um fenômeno natural é um acontecimento que não é artificial, ou seja, ele acontece sem a intervenção humana. Os fenômenos naturais podem de certa forma influenciar a vida humana a qual eles estão sujeitos, assim como os desastres naturais, as epidemias, às condições meteorológicas, entre outros.
Na linguagem popular, o fenômeno natural muitas vezes aparece como sinônimo de um evento incomum, desastroso sob a perspectiva dos seres humanos. Muitos são os fenômenos naturais, bem como a formação de uma gota de chuva é um fenômeno natural, também um furacão, um terremoto também pode ser considerado um fenômeno natural.
Os fenômenos naturais são bastante impressionantes. Alguns deles são tão raros, que muitas vezes a ciência, com todo o avanço tecnológico, não é capaz de identificar. A natureza é incrível e fantástica e muitas vezes ela age de forma que nós humanos, não conseguimos identificar tão fenômeno natural.
EFEITO ESTUFA
Efeito estufa provoca o aquecimento do planeta.
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.
Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.
O dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo