Fenomenos de transporte
OBJETIVO Este relatório tem como objetivo apresentar a viscosidade absoluta dos seguintes fluídos: Glicerina e Álcool em Gel.
INTRODUÇÃO A viscosidade de um fluido pode ser considerada como a propriedade que determina o grau de sua aversão à força cisalhante, definida preliminarmente pela interação entre as moléculas de um fluido. Portanto, a viscosidade é a medida da resistência do fluido ao cisalhamento quando o fluido se move, lembrando que um fluido não pode resistir ao cisalhamento sem que se mova, como pode um sólido. A viscosidade dos líquidos vem do atrito interno, isto é, das forças de coesão entre moléculas relativamente juntas. Neste experimento será determinado o coeficiente de viscosidade de um líquido por um método que se baseia em medir as velocidades de queda de esferas no líquido sob ação da força viscosa retardadora, além de nos familiarizarmos com o conceito de viscosidade.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O principio operacional do viscosímetro de Stockes baseia-se na determinação da velocidade de queda livre de uma esfera através do fluido do qual se deseja obter a viscosidade.
A viscosidade que se desejava medir é a da glicerina e do álcool em gel.
Esse experimento é constituído de um tubo de vidro, cheio do líquido que desejamos estudar a viscosidade. Nesse tubo, deixa-se cair uma esfera, medindo o tempo para ela percorrer uma distância conhecida dentro do tubo, obtendo assim a velocidade