fenicios e hebreus
Interdisciplinar
Sumário
Introdução
Hebreus
Fenícios
Condições históricas para o nascimento da filosofia
Influência dos Hebreus e Fenícios
Pesquisa de campo
Questão para o trabalho interdisciplinar Matemática
Introdução
Em regiões montanhosas e litorâneas voltadas para o mar mediterrâneo e em condições naturais adversas, alguns grupos humanos sedentários mantiveram relações sociais e culturais bastante complexas. Trata-se dos povos hebreus e fenícios.
Apesar de ocuparem região que é uma espécie de extensão de Crescente Fértil, hebreus e fenícios organizaram suas sociedades de maneira distinta das populações que dependiam do controle das cheias dos grandes rios. Tendo menor densidade demográfica, e sendo limitados por uma realidade geográfica mais desfavorável, esses povos sobreviviam da pequena agricultura, do pastoreio e do comércio. Organizaram-se em um momento um pouco posterior ao dos egípcios, mesopotâmicos e persas.
Hebreus
Localização Geográfica: Costa oriental do mar Mediterrâneo
Conflitos Políticos:
A Formação do Estado na sociedade hebraica foi bem diferente do que ocorrera até então. Se o Egito teve um grande Estado centralizado e a Mesopotâmia inúmeras cidades - Estados, entre os hebreus vigoravam cidades independentes e autônomas, sem grande força política, embora tenham experimentado, durante curto período, a centralização do poder, com a Monarquia Hebraica. Enfim, a situação política era a indefinição, em uma região cheia de conflitos.
A Centralização do Poder:
A forma de organização política e social dos hebreus baseava-se nas tribos, lideradas pelos juízes ou patriarcas. Escolhido por essa comunidade, o patriarca era ao mesmo tempo chefe religioso (deveria mantê-la unida na crença de um deus) e militar (deveria ser um bom guerreiro).
Religião:
Apesar de pouca importância política e econômica do povo hebreu, seu papel na sociedade