fenicetonúria
Todas as fontes naturais de proteínas contêm aproximadamente 4% de fenilalanina e por isso é impossível o consumo de uma quantidade suficiente de proteínas sem que seja excedida a quantidade aceitável de fenilalanina, sendo essencial recorrer a alimentação sintética especial que contém todos os aminoácidos necessários, com exceção da fenilalanina.
Para saber a quantidade de fenilalanina presente em diversos alimentos deve-se verificar a tabela da fenilcetonúria do site da Anvisa.
As frutas e vegetais tem uma baixa concentração de proteínas e de fenilalanina e por isso seu consumo é mais liberado. O consumo de aspartame também é proibido. Esta é uma substância presente em várias marcas de adoçantes dietéticos que normalmente contém a fenilalanina em sua composição, geralmente há no rótulo a informação.
A ingestão de fenilalanina deve ser restringida da alimentação para que não ocorra retardo mental em todos os casos de fenilcetonúria. Para complementar a dieta do indivíduo este deve tomar diariamente uma fórmula proteica que substitui as proteínas vegetais e animais, permitindo um bom desenvolvimento geral da criança.
Inrodução
Recém nascido aos 6 meses: 20 a 70 mg/Kg corporal por dia;
Entre 7 meses e 1 ano: 15 a 50 mg/Kg corporal por dia;
De 1 a 4 anos de idade: 15 a 40 mg/Kg corporal por dia;
De 4 a 7 anos de idade: 15 a 35 mg/Kg corporal por dia;
De 7 a 15 anos de idade: 15 a 30 mg/Kg corporal por dia e
De 15 em diante: 10 a 30 mg/Kg corporal por dia