Feng shui
Caroline Corrêa 086219
Graciella Lima 090129
Igor Roberto 092134
Jéssica Bassetto 089485
Michelle Gomes 091797
Sthefanie Lobo 089484
Introdução Significa literalmente “vento e água”. Há mais ou menos cinco mil anos os chineses acreditavam que, se você construísse a sua casa no lugar certo, teria uma vida de contentamento, felicidade e abundância.
O termo “feng shui” é comparativamente moderno. Os caracteres chineses que o compõem são HAM e YU. Ham significa receber energias dos céus, e Yu liga a terra com os outros corpos celestes. O feng shui começou como uma tentativa de ligar a terra e o céu. Não se sabe quando a sua prática teve início.
Durante centenas de anos, por meio de um processo de observação e meditação, o feng shui foi evoluindo. Nos primeiros dois mil anos, de história, o feng shui era uma avaliação geográfica da paisagem. E ficou conhecido como Escola da Forma do feng shui.
Depois da bússola, o feng shui se tornou muito mais personalizado. A principal “matéria-prima” do Feng Shui é a energia, que os chineses chamam de “Chi” (pronunciam-se Ti). O Chi é a força dinâmica que flui em cada ser vivo, interligando e animando todo o universo. Cada pessoa, cada casa e cada escritório têm seu próprio Chi, e tudo no mundo está conectado por essa respiração cósmica, tão invisível quanto poderosa.
O ambiente é um espelho da vida de seu dono: um interfere no outro. O Feng Shui considera qualquer espaço como um ser vivo e segue os mesmos princípios da medicina chinesa para “curar” esse espaço.
Ba-guá
O ba-guá de forma hexagonal, vem a ser um símbolo da cultura chinesa. Cada um dos seus lados representa uma direção e uma das importantes áreas da vida. O ba-guá pode ser colocado sobre a planta de sua casa ou sobre um único aposento, e pode até mesmo ser utilizado em algo tão pequeno quanto uma escrivaninha.
Por conveniência, o ba-guá geralmente é mostrado dentro de um quadrado dividido em nove