feminilidade na terceira idade
UNICASTELO
SERVIÇO SOCIAL
AGATHA CHRISTIE
CRISTIANE ALVES DE SOUZA
ELIZANGELA DE LIMA RAMOS
ÉRIKA SANTOS DOS ANJOS
KAREN DE ALMEIDA
PRISCILA CRISTINA DE MOURA
FEMINILIDADE NA TERCEIRA IDADE
São Paulo
2013
AGATHA CHISTIAE
CRISTIANE ALVES DE SOUZA
ELIZANGELA DE LIMA RAMOS
ÉRIKA SANTOS DOS ANJOS
KEREN DE ALMEIDA
PRISCILA CRISTINA DE MOURA
FEMINILIDADE NA TERCEIRA IDADE
Projeto do Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Camilo Castelo Branco, como requisito parcial para aprovação na disciplina de seminário temático sobre envelhecimento e estado.
ORIENTADOR: PROF. MSC. ANA HELENA ITHAMAR PASSOS
São Paulo
2013
Aos nossos pais, que sempre nos apoiaram na busca dos nossos sonhos.
AGRADECIMENTOS
A Deus, fonte de toda sabedoria, pela força e pela coragem que nos concedeu, permanecendo ao nosso lado em todo o percurso desta caminhada.
A Prof. Msc. Ana Helena Ithamar Passos, nossa eterna gratidão, por ter sido orientador persistente e amigo que, com diretrizes seguras, muita paciência, constante acompanhamento e incentivo.
À nossa família, pela paciência e compreensão.
Aos nossos colegas de sala, pela a companhia constante meses de estudos.
RESUMO
A mulher idosa sente se menos feminina ao entrar na terceira idade, praticamente a menopausa entra como principal fator dessa identificação, culturalmente denuncia essa fase, pois não podem ter filhos, ´sua fase já passou`, e o último período menstrual vem como aviso de que a idade avançou. Acontece então o climatério com uma série de mudanças em seu corpo, mudanças físicas e psicológicas. A identificação da mulher quando chega a terceira idade, torna se conturbada gerando a necessidade de reconhecimento perante si própria, engajando assim um grande conflito interno com relação a sua feminilidade, já que quando jovem era vista com desejo pelo sexo oposto, hoje tem dificuldade para