FEMEN
MOVIMENTOS SOCIAIS
FEMEN
Movimento Feminista
FEMEN: é um grupo ucraniano feminista de protesto, fundado em 2008 por Anna Hutsol, com base na cidade de Kiev. A organização tornou-se notória por protestar em topless para contra temas como o turismo sexual, racismo, homofobia o sexismo e outros males sociais. O Femen foi fundado por um grupo de jovens estudantes femininas em uma cultura na qual homens falam e mulheres somente escutam. Na qual os homens decidem e as mulheres aceitam suas decisões. Na qual homens dominam e as mulheres aceitam a dominação. E isso explica porque Svyatski tornou-se o líder do Femen. Por que e como ele poderia fazer isso? Porque ele era um homem. A história retrata no filme – pelo próprio Svyatski – evidencia nada menos que o patriarcado. Ele é o sexismo, a dominação masculina e a opressão contra as mulheres, personificado.”
FEMEN no Brasil
No Brasil, o movimento era liderado pela sãocarlense Sara Winter e contava em março de 2013 com 15 mulheres no ativismo. Sara relata que inicialmente recebeu suporte do FEMEN Ucrânia, em especial de Alexandra Shevchenko, uma das figuras centrais do movimento.
Características:
Como o corpo feminino foi e é utilizado até hoje como meio de venda seja de produtos, O FEMEN o utilizam não como vitrine comercial e sim como meio de protesto explicitando nele todas as insatisfações e absurdos cometidos por nossa sociedade patriarcal e consequentemente machista.
Entre as feministas, o Femen gerou indecisões e polêmicas. Não pelo uso da nudez, como alguns esperariam (a nudez é utilizada por diversas feministas, vide Marcha das Vadias), mas pelas ideologias conflituosas e pela suposta autopromoção das ativistas em detrimento de movimentos feministas mais estruturados e embasados. As integrantes do Femen, por sua vez, costumam adentrar uma polêmica atrás da outra: desde supostos patrocínios diretos às integrantes, a manifestações consideradas