Fejoeiro
R: Deve ser fundamentada nos seguintes fatores:
Em resultados de análises de solo complementadas pela análise de planta; numa análise do histórico da área; no conhecimento agronômico da cultura; no comportamento ou tipo de cultivar e na disponibilidade de capital do agricultor para aquisição de fertilizantes.
2. Na escolha de um cultivar de feijão, que fatores devem ser analisados?
R: Na escolha de um cultivar de feijão deve ser analisado os seguintes fatores: A resistência ás diferentes raças de patogênos, plantas mais eretas, grãos com tamanho, cor e formato, consoantes a determinados padrão comerciais e com boas propriedades culinárias e estabilidade associada a alta produtividade de grãos.
3. Faça um relato sobre adubação do feijoeiro?
R: A correção da acidez do solo e a adubação das culturas, são tidas como práticas comprovadamente indispensáveis ao manejo dos solos. Entre as tecnologias indicadas na produção de feijão, a calagem e a adubação nitrogenada são as que têm gerado maior número de questionamentos. Quanto à calagem, as dúvidas mais freqüentes são em relação à eficiência de sua aplicação em superfície. Em relação ao nitrogênio, as dúvidas vão desde reações e mecanismos controladores da disponibilidade do N no solo, características e reações no solo das diferentes fontes de nitrogênio, até à prática da adubação, quanto a fontes, doses, métodos de aplicação, época mais adequada de aplicação durante o ciclo da cultura e a necessidade de seu parcelamento e, sobretudo, quanto aos seus aspectos econômicos. Estas técnicas de manejo de adubação, ainda são a melhor estratégia utilizada para maximizar a eficiência de uso do nitrogênio e permitir aos produtores obterem máximo retorno econômico do uso de fertilizantes. Da mesma forma que existem muitas dúvidas sobre adubação das culturas e da correção da acidez do solo, existem, também, muitos problemas