Feições glaciais nas rochas sedimentares da era paleozóica na região de itu e salto
Gilberto Dimas Silva Dias
RA: 09063039
Dezembro de 2011
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO: 1
2. ROCHA MOUTONNÉE DE SALTO: 1
3. PARQUE DO VARVITO DE ITU 4
4. LOCALIZAÇÃO 5
5. BIBLIOGRAFIA 6
1. INTRODUÇÃO:
As cidade de Itu e Salto estão localizada ma região do Vale do Médio Tietê, no Estado de São Paulo, destacam-se no cenário turístico e científico nacional devido a presença de monumentos naturais de grande relevância, principalmente sob o ponto de vista geológico.
Essa região concentra-se na Zona de contato entre o Planalto Atlântico e a Zona de Depressão Periférica, duas importantes unidades Geomorfológicas do Território Paulista. Ressalta-se nesse trabalho dois grandes importantes monumentos naturais, a Rocha Mouttonnée na cidade de Salto e o Parque do Varvito na cidade de Itu.
Fig. 01: Compartimentos naturais e localizaçao dos municípios no Vale do Médio Tietê.
2. ROCHA MOUTONNÉE DE SALTO:
O sítio em questão, de natureza geológica, visa proteger os restos do único exemplar de rocha moutonnée associada aos depósitos glaciogênicos do Subgrupo Itararé (Permo-Carbonífero) conhecido na Bacia do Paraná, localizado junto à cidade de Salto, no centro-leste do Estado de São Paulo. A estrutura é formada em granito neoproterozóico (Eon da escala de tempo geológico que sucede o eon Arqueano e antecede o eon Fanerozóico, compreendendo o intervalo de tempo entre 2.500 e 540 milhões de anos atrás.) do embasamento da Bacia do Paraná.
Rocha moutonnée é uma feição geomórfica glacial de mesoescala (1 m a 1 km de tamanho), sob a forma de uma bossa ou elevação rochosa, de perfil assimétrico, que apresenta um lado menos inclinado, alisado pela abrasão glacial, a montante, e uma face mais irregular e inclinada, produzida pelo arrancamento de fragmentos de rocha, a jusante, em relação ao sentido do movimento da geleira. Trata-se, pois, de uma feição glacial do tipo