Feixe
a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico?
A diferença entre desenho artístico e técnico é que o primeiro é capaz de produzir emoções e retratar o mundo do artista, já o técnico facilita, descreve e representa uma ideia por meio de regras e procedimentos.
b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados?
Geometria Descritiva: vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos.
Perspectivas: métodos ilustrativos de representação do espaço e de objetos.
Perspectiva isométrica: método de representação paralela que se desenvolve a 30º, cujas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas.
Perspectiva cavaleira: método paralelo mais comumente representado a 15, 30, 45 e 60 graus, que adota reduções para as diagonais da profundidade.
Perspectiva do arquiteto: método com dois pontos de fuga.
Desenho Geométrico: construções fundamentais e concordâncias
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidade, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país?
O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Estes são alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.
ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)
JIM = Japan International Norm (Japão)
DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)