Feitos
CENTRO DE EDUCAÇÃO LETRAS E ARTES
CURSO DE LETRAS FRANCÊS
ALUNAS: ELIENE PEREIRA
MARIA DE NAZARÉ
RELATÓRIO
RIO BRANCO – ACRE
ABRIL DE 2013
O presente relatório trata da temática de estudo sobre “ A organização curricular por competências e habilidades” proposto pela professora Tânia Mara com o objetivo de colher dados empíricos de alguns professores de diversas modalidades de ensino como: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. Foram entregues três questionários com sete questões cada, todas essas questões foram respondidas e segue em anexo no final do trabalho.
Mediante as entrevistas os professores mostraram-se relevantes no que envolve formar cidadão em seu próprio contexto através de competências e habilidades onde por muito tempo, os professores se acostumaram a chegar à escola e procurar pelo programa a ser ministrado. Este lhes era dado pronto, muitas vezes vindo de bem longe. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, que começaram a ser publicados em 1997, apresentam uma visão mais moderna e mais flexível de currículo:
O termo "currículo" assume vários significados em diferentes contextos da pedagogia. Currículo pode significar, por exemplo, as matérias constantes de um curso. Essa definição é a que foi adotada historicamente pelo Ministério da Educação e do Desporto quando indicava quais as disciplinas que deveriam constituir o ensino fundamental ou de diferentes cursos do ensino médio. Currículo é um termo muitas vezes utilizado para se referir a programas de conteúdos de cada disciplina. Mas, currículo pode significar também a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula, pois é o professor que traduz os princípios elencados em prática didática. Essa foi a concepção adotada nestes Parâmetros Curriculares Nacionais. (Introdução dos PCN de 5a a 8a séries)
Os PCNs apresentam, portanto, o