Feira
NOME ____________________________________________________________________ Nº ___________ 6º ANO _______
Leia o texto abaixo e responda as questões 1 e 2.
Os doze caçadores (Irmãos Grimm)
Era uma vez o filho de um rei que estava noivo de uma moça e a amava apaixonadamente. Um dia, quando eles estavam sentados juntos e felizes, chegou a notícia de que o pai dele estava muito doente e queria vê-lo antes de morrer. Então, ele disse à namorada:
— Preciso ir e deixar você sozinha. Tome este anel como símbolo de que estarei sempre pen sando em você. Quando eu for rei, voltarei para levar você para casar comigo.
Partiu e, quando chegou em casa, o pai estava quase morrendo.
— Meu filho querido — disse ele —, eu queria ver você ainda uma vez antes de morrer. Prometa-me que vai casar de acordo com minha vontade...
E deu o nome da filha de um certo rei. O filho estava tão perturbado pela tristeza que nem parou para pensar e só disse:
— Está bem, papai. Faço o que o senhor quiser.
Ouvindo isso, o rei fechou os olhos e morreu.
Depois que o filho foi proclamado rei e que passaram os dias de luto, teve que cumprir a promessa. Mandou mensageiros pedirem a mão da filha do rei e seu pedido foi aceito. Quando sua primeira noiva ouviu a notícia, ficou tão infeliz com a in fidelidade dele que quase morreu. O pai dela então perguntou:
— Minha filha querida, por que você está tão triste? Se houver alguma coisa que você deseje, é só pedir.
Ela pensou um pouco e depois disse:
— Querido pai, eu gostaria de ter onze moças exatamente como eu, na altura, no talhe, na aparência.
O rei replicou:
— Se for possível, você terá.
E deu ordens para que se procurasse no reino todo, até que finalmente acharam onze moças exatamente como a filha dele, em altura, talhe e aparência.
Quando elas se apresentaram à filha do rei, esta mandou fazer doze trajes de caçadores, exatamente iguais. As onze moças vestiram as roupas e ela