feijAO
Objetivando-se por alguma forma de protesto, o voto nulo é uma arma poderosa e democrática, isto é, pode ser usada por todos os eleitores. A falta de políticos honestos causa insegurança à sociedade que, por sua vez, demonstra insatisfação e apropria-se da ação deixando sua visão acerca da política nacional.
Nesse contexto, a opinião subjetiva de cada um torna evidente o descontentamento por parte de uma parcela e que, quando manifestada pela maioria dos eleitores, a porta da mudança começa a abrir. Isso significa que, quando a porcentagem de votos nulos é a maior, há de se iniciar uma revisão apta a reformas no sistema político, visando, assim, o melhoramento na forma de governo do país como também se faz prevalecer o interesse público.
Sendo assim, o voto nulo é um meio com o qual a sociedade manifesta seu ponto de vista e que pode ocasionar a concretização das melhorias que o Brasil necessita, como ocorreu em alguns países do ocidente, destaca o Jornal Nacional. É fato que a opinião pública sempre foi o motor das revoluções, não existindo diferença no contemporâneo, sendo que, por meio das eleições e o conseguinte voto nulo maioral se pode mudar o destino de uma nação.
Destarte, a consciência coletiva precisa desligar-se da ideia que o voto nulo não muda nada, e o mais importante, fazer o uso dele ao passo que a insatisfação toma conta do intelecto. Dessa maneira, com a ajuda de grandes nomes nacionais para tal afazer, um futuro com a falta de respeito e comprometimento com a população seria improvável.