Fecundação
Sintomas da fecundação
Os sintomas da fecundação são um leve corrimento rosado e algum desconforto abdominal, semelhante a uma cólica menstrual. Por vezes, eles são tão sutis que as mulheres nem percebem.
Como ocorre a fecundação
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas.
Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero. Já na ausência de espermatozoide, a fecundação não ocorre, ocorrendo então a menstruação.
Em situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado, ocorre uma gestação múltipla e, neste caso, os gêmeos são fraternos. Já os gêmeos idênticos são o resultado da separação de um único óvulo fecundado em duas células independentes.
Em biologia, chama-se fertilização ou fecundação ao processo em que um espermatozoide penetra no ovócito II, como no caso dos seres humanos e da maioria dos mamíferos, em outras espécies (nos restantes animais)1 , ou em que o tubo polínico penetra no óvulo das plantas durante o processo de reprodução2 . Confrontar com singamia e conjugação.
Os espermatozoides, depois do ato sexual, movimenta-se em direção as tubas uterinas. Os líquidos nutritivos do esperma e um muco do sistema reprodutor feminino facilitam o seu movimento em direção ao ovócito II, que foi libertado pelo ovário e se encontra numa das tubas uterinas.
Em geral, a fecundação é intraespecífica, isto é, processa-se apenas entre indivíduos da mesma espécie. Mas há casos de fecundação