fecundação
Já o gameta masculino é chamado de espermatozóide, que contribui com o seu DNA para completar o numero de diplóide do zigoto que irá se formar. Divide-se em cabeça, pescoço, peça intermediaria e cauda.
São células pequenas e alongadas com o formato hidrodinâmico e com uma extensa cauda que auxilia na propulsão.
O pescoço ou colo faz conexão com a calda, é composto por um par de centríolos e nove colunas segmentadas (peça conectora). A cabeça é o núcleo do espermatozóide humano, tem um formato ovóide e achatado e quando visto de perfil, apresenta um formato afilado. Tem a função de transmitir as características hereditárias paterno, conservando apenas o verdadeiro material dos genes. O objetivo do espermatozóide e atingir o óvulo, para garantir a fecundação, consegue permanecer no sistema reprodutor feminino de 1 a 3 dias.
O processo de fertilização é um complexo sequencial de eventos moleculares coordenados que tem início no exato instante do contato do espermatozóide com um ovócito e tem o fim com o produto (zigoto) da união dos cromossomosmaternos e paternos, formando um embrião unicelular, durando cerca de 24 horas o processo todo. As alterações que podem ocorrer em qualquer estágio da sequencia destes eventos podem causar a morte dos zigotos.
Fases da Fertilização
1) Passagem do espermatozóide através da corona radiata:
Acredita-se que a enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozóide, é responsável pela dispersão