fead
O cérebro humano possui entre 10 000 000 000 e 100 000 000 000 neurónios , estes vão cooperando entre si interagindo uns com os outros , pois cada neurónio do cérebro humano está ligado a centenas ou milhares de outros neurónios . Assim , estima-se que existe de 100 000 000 000 000 e 1 000 000 000 000 000 de conexões entre os neurónios . Este número é muito inferior ao número estimado para que o conexionismo no cérebro seja total.
Os neurônios são células microscópicas nas suas dimensões referidas como fibra nervosa por serem longas. Os neurônios podem atingir mais de 1 metro de comprimento. Como exemplo o neurônio (fibra nervosa) que conecta o seu pé à sua coluna.
Também existem neurônios bem menores e os mesmos mantêm uma característica estrutural alongada. Os neurônios são células altamente especializadas, dotadas de um corpo celular (ou pericarpio) ligado a numerosos pequenos prolongamentos e um prolongamento extenso destacado dos demais.
O Corpo Celular do neurônio contém um núcleo grande e arredondado e as organelas comuns às células animais. As mitocôndrias são numerosas e o ergastoplasma é bem desenvolvido. O corpo celular mantém a vitalidade do neurônio e pode regenerar outras partes danificadas como os dendritos e o axônio. Um conjunto de corpos celulares, quando localizados no
Sisteme Nervoso Centra são chamados de núcleos e fora do S.N.C. designa-se gânglio;
Dendritos (do grego déndron = árvore) - são pequenos e numerosos prolongamentos junto ao corpo celular, semelhantes a galhos de uma árvore, que se tornam mais finos á medida que se afastam do neurônio; os dendritos têm a função de especializadas de conduzir o estímulo nervoso ao corpo celular, sendo, portanto, locais de entrada de sinal nos neurônios. Neles se localizam os receptores nervosos.
Axônio (do grego axis = eixo) - é o maior prolongamento da célula nervosa (varia de frações de milímetros até cerca de 1 metro); cada neurônio tem apenas um axônio; com um