Fdff
A importância de Ford é imensa na história da indústria, pois ele inventou a montagem em série na produção de automóveis, o chamado Ford ismo. Além disso, ele instituiu altos salários para os seus funcionários. Criou também o sistema de franquias, com várias empresas filiais espalhadas por todo o país e em vários continentes.
A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda de seu pai, quando ele consertava as máquinas de transporte.
Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados, considerado algo revolucionário para a época.
Henri Fayol
O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Seu modelo de administração baseava-se em seis funções ou áreas: produção, comercial, contabilidade, gestão, administrativa e segurança.
Fayol direcionou seu trabalho para empresa como um todo, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Adam Smith
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
Frederick Taylor aylorpreocupou-se então com a organização racional do trabalho - divisão das tarefas laborais e na sua adequação aostrabalhadores que demonstrassem mais