Invertebrados
Os artrópodos são animais triblásticos celomados, com um padrão de segmentação evidente, embora nem tanto quanto os anelídeos. Com variações de uma classe para outra, eles apresentam dois, três ou dezenas de segmentos corporais. Apresentam simetria bilateral. A cavidade celomática é muito reduzida, e a distribuição de materiais depende quase que exclusivamente do sistema circulatório.Evolutivamente, é provável que tenha havido relação evolutiva entre os ancestrais dos artrópodos e dos anelídeos, em função de algumas semelhanças existentes entre esses dois grupos de animais, tais como a segmentação, a presença de uma epiderme secretora de quitina, a estrutura dos sistemas nervoso e digestivo, etc.
INSETOS
O sistema nervoso dos insetos é composto de um cérebro localizado na cabeça, e um cordão nervoso localizado ventralmente (a parte de baixo do inseto, que fica encostado no chão quanado ele anda), com gânglios em cada segmento. A comunicação das células nervosas é bem parecida com a nossa, elas se comunicam através das sinapses com ação de neurotransmissores, como a acetilcolina, e os impulsos são transmitidos através de mudanças na carga elétrica nas sinapses.
EQUINODERMOS
O sistema nervoso dos equinodermos é rudimentar, do tipo radial simples, constituído por uma rede nervosa modificada (neurônios que se conectam sem que exista um órgão central) e anéis nervosos radiais ao redor da cavidade oral que irradiam para a periferia do corpo. Os ramos desses nervos são responsáveis pelos movimentos desses animais. Os animais desse filo não possuem cérebro, mas alguns podem apresentar gânglios.
knmçlcdsmvcmvmvovivoievod cdsnvidsnv ncdsonvosdnv sdncsdonvs nsfdnvcodsnv sdvnosdnv jvnfdonvpnfds vnofdsnvndvpds v ipfdsnv´sd][ vs[ds v[fdsv[fv[fd[fdff d fd fd fd fdtrgfn y nmy um y