fdewfwe
848 palavras
4 páginas
PortugalAlunos: João Victor e Alessandro Leal Ferreira
Professor : Netinho
Turma: 1221
Portugal- Relevo portugal tem duas regiões com relevos destintos: o norte e o centro com predominância de planaltos e serras, entre as serras que as destam-se gerês e peneda, e o sul, com regiões mais baixas, como planícies e planalto suaves.
Clima
por sua pequena extensão territorial, portugal não apresenta climas muito contrastantes. Basicamente, o clima é o mediterrânico, recebendo grande influência da altitude e proximidade do mar. Na parte norte, mais próximo Galícia( Espanha), as temperaturas costumam ser mais frias e ao seguir ao sul aumentas gradualmente.
A influência da Atlântico ocorre mais ao norte, onde costumam ter uma maior pluviosidade. Entrando a mais fronteira com a Espanha, há aumento de amplitude térmica e menos chuva. As neves e temperaturas e as temperaturas negativas ocorrem nas maiores elevações, como é o caso da Serra da Estrela. Em Lisboa os verões costumam ser bem quentes.
Hidrografia
por conta da localização quanto a Espanha, Portugal tem o maior forte dos seus rios nascisos no país vizinho, que seguem a seus leitos até o Oceano Atlântico, com exceção ao Sado (nasce na terra do caldeirão) e o Montego (nasce na Serra da Estrela). Os rios portugueses tem forte poder energético. vegetação Por conta do clima, Portugal é caracterizado por dois difenrentes tipod de vegetação. O primeito é a atlântica, com influência do oceano, domina mais a norte do país, onde encontramos carvalhos, castanheiros, ulmeiros, entre outros. Com influência do mar mediterrâneo, o segundo elemento vegetativo fica localizado ao sul, onde destacam-se o sobreiro, pinheiros e azinheiras.
características gerais.
Capital: Lisboa
Capital: Lisboa
Área: 92 mil km²
Moeda: Euro
População: 10,5 milhões de habitantes (2011)
Densidade Demográfica: 115,3 hab./km²
PIB: US$ 247,03 Bilhões
Idioma: Português Portugal- economia
Portugal é um país desenvolvido, esta integrado a União