FDD - Feature Driven Development
FDD
Features Driven Development
Sumário
Introdução
Já conhecemos muito sobre metodologias ágeis e quais são suas funções junto a um projeto de software. Irei abordar neste trabalho, sobre a metodologia FDD - Feature Driven Development, que traduzido para o português temos o nome de, Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades, sendo uma das seis metodologia ágeis originais do desenvolvimento de software. Criado por Peter Coad em Singapura.
Desenvolvimento
Em relação às outras metodologias de desenvolvimento de software, o FDD – Features Driven Development, se encontra numa posição intermediária entre as abordagens principais, são elas, Processo Unificado, Método Cascata e as abordagens Ágeis (XP - Programação Extrema, Scrum, Família Crystal, etc.).
Pode oferecer um conjunto bem definido de princípios e práticas tanto para a gestão de projetos quanto para a engenharia de software, mais não sai em desvantagem quando se trata de uma abordagem mais especialista, como exemplo a metodologia Scrum.
Mesmo sabendo que pode haver divergências ao utilizar o método XP, várias práticas propostas pela mesma são também utilizada por equipes usando o FDD, como em testes unitários, refatoracao, programação em pares, integração continua entre outras.
A FDD também propõe práticas como inspeção formal (de desenho e de código) e posse individual/situacional de código/classe, que podem contrastar com algumas das práticas fundamentais da XP. A experiência da equipe e dos gerentes é que deve julgar quais práticas são mais apropriadas.
A metodologia FDD pode ser descrita por cinco processos:
Desenvolver um Modelo Abrangente: pode envolver desenvolvimento de requisitos, análise orientada por objetos, modelagem lógica de dados e outras técnicas para entendimento do domínio de negócio em questão. O resultado é um modelo de objetos (e/ou de dados) de alto nível, que guiará a equipe durante os ciclos de construção.
Construir uma Lista de