FCS Caso Concreto 1 E 2
Plano de Aula: A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura Aula 1
Aplicação Prática Teórica
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
O PENSAMENTO CIENTIFÍCO explica o que ocorre no mundo. É o primeiro homem, que diz: “Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!” Já O SENSO COMUM é o conhecimento acumulado pelos homens pela experiência cotidiana, sem se preocupar a experiência científica. É um conhecimento que está subordinado a um envolvimento afetivo e emotivo do sujeito que o elabora, permanecendo preso às propriedades individuais de cada coisa ou fenômeno, quase não estabelecendo, em suas interpretações, relações significativas que possam existir entre eles. Que é o caso do segundo homem, que diz: “É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
A ciência distingue-se do senso comum porque esta é uma opinião baseada em observações do cotidiano, em hábitos, em tradições, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam coerentes e digam a verdade sobre a realidade. Exemplos: Diferenças entre furto e roubo; mito de que ingerir