Fazenda São Pedro
Veremos uma formalização do que se tem na estrutura da empresa familiar Fazenda São Pedro, muitos pensam que quando falamos em fazenda parece ser algo simples, cuidar de animar e simplesmente plantar, mas não é bem assim, os pontos que serão apresentados mostra uma empresa complexa, com nichos que merecem nossa atenção. Onde cada questão como ética do histórico da empresa, a gestão que sempre funcionou tradicionalmente, a economia almejada e o modelo familiar, está à prova numa condição de duas ideias distintas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ética, politica e SOCIEDADE.
Os Aspectos éticos na estratégia da empresa, muito se é usado o argumento da tradição, algo antigo que sempre foi feito e se manteve a qualidade, pioneiro na plantação de café no seu apogeu de ouro, a tradição de plantio se transferiu para a laranja, considerada muito saborosa devido ao cuidado famíliar, onde o valor família é visto com bons olhos pela sociedade, onde empresas como multinacionais que são as concorrentes não tem, onde impera a impessoalidade. Os gestores da empresa, na qual o principal é o Sr Osvaldo que tem muita experiência se mantem neutro pelo desafio para manter o equilíbrio, onde os filhos mostram seus argumentos, João mostra-se disposto a correr risco e seu histórico de criação já faz jus o porque disto, e seu irmão José totalmente contrario a correr riscos, muito reservado, sempre buscando meios mais garantidos e com menos riscos.
Sobre a manutenção de valores, não é formalizado no texto, mas não é difícil se perceber. Questão de uma empresa familiar e apenas suprir o consumo local, sendo mantida a qualidade caseira do produto, os clientes buscam cada dia mais uma alimentação saudável, o produto sendo da região os mantem mais seguros de seu consumo, onde as multinacionais não tem vez, eles dão preferencia ao produto do local, pois se sentem parte e até como uma forma de cultura da região.