Fauvismo
Ensino Médio
Fauvismo
Canoinhas
09/2011
André Felipe Wolter
Luiz Gustavo Wypyk
Rafael Sausen
Wellinton
Fauvismo
Trabalho apresentado para fins de avaliação na disciplina de artes, ministrada pela profª
Solange de Jesus Corrêa Barboza, realizado pelos alunos da 2ª série 6.
Canoinhas
09/2011
Introdução
Fauvismo
O movimento Fauve
O fauvismo é considerado uma vanguarda artística do início do século XX aliada à pintura, que tem como características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas e estudadas com intensidade, e as formas simples. Os seus temas são leves, e sem intenção crítica, revelando apenas emoções e alegria de viver.
As cores são utilizadas puras, para delimitar planos, criar a perspectiva e modelar o volume. Louis Vauxcelles deu o nome ao movimento. Ele chamou alguns artistas de “Les Fauves”, que significa “As Feras”, em uma exposição em 1905, aonde havia a estátua convencional de um menino rodeada de pinturas nesse novo estilo.
Alguns princípios nortearam essa vanguarda:
• Criação artística não possui relação com o intelecto ou sentimentos.
• Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias;
• Exaltação da cor pura.
Participaram do movimento fauvista os pintores: Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, André Derain e Othon Friesz; principais responsáveis pelo gosto do uso de cores puras, presentes no cotidiano atual, em objetos e peças de vestuário.
O principal representante do movimento Fauvista foi Henri Matisse, que tinha por característica a despreocupação com o realismo, onde as coisas representadas eram menos importantes do que a forma de representá-las. Por exemplo, “Natureza morta com peixes vermelhos”, pintada em 1911, quando se observa que o importante são as cores puras e estendidas em grandes campos, essenciais para a organização da composição.
O fauvismo foi um movimento relativamente curto, durando entre 1898 e 1908, mas