O percurso afetivo em dom casmurro
Por definição, Afeto é uma idéia confusa situada no ânimo por tempo indefinido. O enredo de Dom Casmurro é o relato de uma vida perturbada pelo Ciúme, paixão que se constitui por afetos contrários, e que conduz a personagem principal a um profundo Desprezo por tudo que o cerca. O objetivo dessa dissertação é analisar o percurso do afetivo de Bentinho e considerar como a imaginação pode paralisar a possibilidade de ação.
Imagem e Afeto
No sistema espinosano, a imaginação não constitui uma irrealidade. Pelo contrário, a realidade é constituída na mente por afecções do corpo, ou seja, impressões que compõem imagens que se associam e interagem.
Os afetos surgem no ânimo entrelaçados, conjuntos de maneira aparentemente aleatória. Porém, pensá-los como desordenados é um prejuízo consequente do desconhecimento de suas causas. Os afetos provêm das associações de imagens corporais adquiridas, mas nem sempre acessíveis à memória. Logo, constituem uma rede determinada, porém imprevisível; que não se forma por escolhas, nem pertence ao universo do acaso.
Conatus
Afetos são processos que se transformam a cada nova imagem vinculada. Essa relação orgânica com as impressões reflete a afirmação espinosana de que a vida afetiva é parte da natureza e, portanto, regida por leis naturais. Desse modo, todas as ações e paixões envolvem uma potência natural: o conatus, ou seja, esforço de perseverar na existência. Segundo Marilena Chauí,
“Na verdade, os humanos não possuem conatus, são conatus.” .
Na medida em que respondem totalmente por um efeito na natureza, agem. No entanto, se respondem apenas parcialmente, padecem.
O conatus não permanece inalterado no ânimo, sua potência pode aumentar ou diminuir, assim se dá respectivamente Alegria e Tristeza.
Amor e Ódio são definidos como Alegria ou Tristeza com causa externa. Porém, “o corpo humano é composto por muitíssimos