Fauna exótica
Fauna silvestre nativa: Táxon nativo e restrito a uma determinada área geográfica. Fauna Autóctone: Formado in situ; originário do próprio local onde ocorre atualmente.
Fauna Alóctone: A que não é originária da região, que veio de fora.
Fauna silvestre exótica: Todas as espécies que não ocorram naturalmente no território brasileiro, possuindo ou não populações livres na natureza, geralmente introduzida pelo homem.
Fauna doméstica: Todas as espécies que através de processos tradicionais de manejo tornaram-se domésticas, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem.
Espécies exóticas invasoras:”uma espécie introduzida que avança, sem assistência humana, e ameaça habitats naturais ou semi-naturais fora de seu território de origem” causando impactos econômicos, sociais ou ambientais
Espécie estabelecida: é aquela espécie exótica que consegue se reproduzir e estabelecer populações auto-sustentáveis.
Introdução: é a soltura de indivíduos de uma espécie em uma área em que a espécie não ocorre naturalmente. Pode ser relativa a espécies nativas (brasileiras e alóctones) ou exóticas (de outro país). Pode ocorrer de maneira natural ou de modo antrópico.
Invasão: é uma característica das espécies que, uma vez introduzidas a partir de outros ambientes, adaptam-se e se reproduzem a ponto de substituir espécies nativas e alterar processos ecológicos naturais,